Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

quinta-feira, 27 de março de 2014

Vice-prefeito prestigia inauguração do Centro de Tecnologia em Mecatrônica do SENAI


 
 
 
 
 
O vice-prefeito Dalton Di Franco, representou o Prefeito Mauro Nazif, nesta quinta-feira, na solenidade de inauguração do Centro de Tecnologia em Mecatrônica - CETEM, localizado no distrito Industrial na BR-364, a 4 km de Candeias do Jamari.
 
Durante seu discurso, Dalton parabenizou a FIERO e o SENAI pelo empreendimento e estimulou aos jovens presentes a ingressarem nesse ramo da mecatrônica, em plena evolução no mundo atual.
 
Segundo o Presidente da FIERO, Denis Baú, o CETEM vai impulsionar o desenvolvimento de Rondônia, sob a gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO). “Esta escola é uma importante contribuição às empresas aqui instaladas como às que ainda estão por fixar suas unidades em Rondônia, dentro da atual política de atração de investimentos para o estado e de forma a garantir todo suporte aos segmentos industriais, principalmente, a metal mecânica” afirmou.
 
“Reitero neste momento o que eu disse há quase três anos quando lançamos a pedra fundamental deste empreendimento que termos como robótica, automação industrial e mecatrônica deixam de fazer parte apenas das histórias de ficção cientifica ou dos grandes centros desenvolvidos do país e do mundo, para integrar a atual realidade que vive Rondônia e a indústria local. Estamos virando uma página importante da nossa história e a inauguração desta escola é um marco para a indústria rondoniense” argumenta Baú. 
 
A inauguração contou com a presença da comitiva de representantes da Universidade alemã de Ulm, Volkmar Shuler, Tobias Mehlich (presidente) e Norbert Richard Maier (diretor da academia), da diretoria da FIERO, SENAI, autoridades, colaboradores e alunos.
 
O Centro de Tecnologia de Mecatrônica – SENAI – Professor Dr. Volkmar Schuler, foi projetado com o objetivo de atender prioritariamente à demanda crescente da indústria de Rondônia.
 
São quase 5 mil metros quadrados de área construída - em planta inédita na região – onde estão reunidos os mais modernos conceitos de inovação e transferência tecnológica, por meio de equipamentos de última geração para o aperfeiçoamento do conhecimento técnico.
 
Em seu portfólio, o Centro Tecnológico em Mecatrônica (CETEM) – agregará programas e cursos com tecnologia de ponta, além de serviços técnicos e tecnológicos que tangenciam o segmento da mecatrônica, com programas diferenciados nas áreas de manufatura, robótica e automação industrial. Esta escola é primeira especializada em mecatrônica do norte do Brasil e que comportará também laboratórios municiados de estrutura moderna para a realização de análises e ensaios e ainda os programas estratégicos de educação continuada e articulada, atividades esportivas, saúde e segurança no trabalho e serviços médicos, totalmente voltados ao trabalhador da indústria.

 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Vice-prefeito Dalton Di Franco prestigia formatura de novos profissionais


 
 

O vice-prefeito Dalton Di Franco prestigiou a formatura da UNOPAR, núcleo Porto Velho, realizada no sábado passado, quando estudantes de oito cursos receberam o diploma de conclusão. Dalton cumprimentos os novos profissionais desejando-lhe sorte em suas atividades.

 

Os novos formandos concluíram os cursos de Administração, Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Pedagogia, Assistência Social, Gestão hospital, Ciências contábeis e Análise de Sistema.

 

Eles receberam o diploma das mãos das autoridades que faziam parte da mesa, o presidente da Câmara de Porto Velho, Alan Queiroz, da diretora acadêmica Sonja Andrade, do diretor-geral da UNOPAR em Porto Velho, Paulo Andrade, do vice-prefeito Dalton Di Franco, do representante do Conselho Regional de Assistência Social e do representante dos docentes, professor Alexandre, além de tutores.

 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dilma Rousseff promete em Brasília auxílio a vítimas de enchente no Rio Madeira



A presidente Dilma Rousseff garantiu na tarde de quarta-feira (12) a representantes políticos de Rondônia apoio irrestrito as vítimas das enchentes em Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. O apoio logístico com remédios, alimentos e água potável será redobrado e ela concorda com a decretação de Calamidade Pública nas três cidades. Dilma determinou a Advocacia Geral da União (AGU) levantamento junto ao Tribunal Regional Federal para abrir a estrada ligando Buritis a Nova Mamoré, passando por dentro de um parque nacional. Dilma disse que os dados que chegaram em suas mãos são preocupantes em relação ao risco de endemias como leptospirose e hepatite. Mauro Nasif (PSB), prefeito de Porto Velho, participou do encontro, junto com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

 

O encontro de políticos de Rondônia com a presidenta Dilma ocorreu no dia em que a cheia do Rio Madeira atingiu nova marca história. O nível das águas atingiu 19,10 metros na quarta-feira (12). O governador do estado, Confúcio Moura, junto com o prefeito Mauro Nazif, pediram em Brasília ajuda ao governo federal em infraestrutura e recursos para minimizar os efeitos da enchente, que já deixa 12 mil pessoas desabrigadas.

 

Depois do encontro com Dilma, o governador informou que ela determinou apoio ao estado para prestar socorro às vítimas no que diz respeito a alojamento, serviços médicos e remoção da população atingida. Para os primeiros atendimentos às cerca de 2.400 famílias, R$ 7 milhões já foram repassados ao estado, informou o governador.

 

De acordo com Confúcio Moura, a União prometeu fornecer aviões e helicópteros para o transporte de pessoas e alimentos, pois, com a cheia, municípios ficaram isolados. Um pedido para que se reconheça estado de calamidade pública na capital Porto Velho aguarda análise do governo até esta quinta-feira (13).

 

“A presidenta demonstrou muita preocupação com a situação de Rondônia, do Acre e do Amazonas, e esteve aberta com a apresentação de necessidades para enfrentamento dessa situação de emergência”, disse Confúcio. O governador contou que esperava que a audiência fosse rápida, de apenas 30 minutos, mas que se alongou por mais de duas horas.

 

Confúcio também declarou que, até o momento, os recursos financeiros para as cidades estão sendo rapidamente disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional. Para o governador, no entanto, os prejuízos materiais são “grandiosos e impagáveis”. “Não tem dinheiro que vai pagar os danos de empresários”, disse, citando que estão paralisadas atividades de empresas de laticínios, abatedouros e madeireiras. Caminhões já enfrentaram filas aguardando para descarregarem e há reservas de combustíveis submersas. Somente em Porto Velho, esse tipo de prejuízos está calculado em R$ 1 bilhão.

 

HABITAÇÃO

 

Outras medidas prometidas por Dilma são a ampliação de vagas habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e o envio de novos profissionais de saúde pelo Programa Mais Médicos para a capital e os dois municípios mais atingidos, Guajará Mirim e Nova Mamoré.

 

Em reunião no Ministério da Integração Nacional ocorrida na terça-feira, 11, o governador também pediu apoio para a construção de uma estrada de 12 quilômetros dentro do Parque Estadual de Guarajá-Mirim para o transporte de doentes que precisam de auxílio médico na capital. Na quarta-feira a procuradoria do estado e a Advocacia-Geral da União se movimentavam para o “convencimento” de que há uma necessidade urgente devido ao “isolamento absoluto” de algumas cidades.

 

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a última cota máxima histórica atingida pelo rio chegou a 17,54 metros em 1997. Ontem (11), a Justiça Federal em Rondônia determinou que as empresas responsáveis pela construção de duas usinas hidrelétricas no Madeira (Santo Antônio e Jirau) atendam imediatamente às necessidades básicas da população .

 

Deputados federais e prefeitos do estado também participaram da reunião, dentre eles Mauro Nasif (PSB), prefeito de Porto Velho, Capital que é cortada pelo rio. Do lado do governo, estiveram presentes no encontro os ministros da Defesa, Celso Amorim; da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Arthur Chioro, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, além do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, que é senador por Rondônia.
 
COLETIVA
 
Na volta de Brasília, o Prefeito Mauro Nazif reuniu a imprensa para uma coletiva. Estavam com ele o vice-prefeito Dalton Di Franco e o chefe da Defesa Civil Municipal, coronel Pimentel.
 

 

Fonte: Agência Brasil

 

terça-feira, 4 de março de 2014

Vice-prefeito Dalton Di Franco tem atuação destacada no apoio aos atingidos pela enchente do madeira


 

 


O vice-prefeito Dalton Di Franco exerceu papel de importância no momento de crise enfrentado pelo município de Porto Velho com a cheia do Rio Madeira, no inicio deste ano de 2014, quando a maioria dos distritos foi atingida. Dalton foi incumbido pelo prefeito Mauro Nazif de comandar as ações sociais da Prefeitura. Ele esteve pessoalmente nas regiões mais atingidas, levando o apoio do Poder Municipal, acompanhado de secretários. Ainda desenvolveu ações humanitárias na televisão, mobilizando a sociedade para doar alimentos, agasalhos, água potável, material de limpeza e de higiene pessoal.

Dalton ainda apoiou as iniciativas do prefeito Mauro Nazif na decretação do estado de emergência e posteriormente no estado de calamidade, afirmando que a Prefeitura não poderia ficar alheia à situação esperando pelo pior acontecer. “Temos que agir, e o Prefeito Mauro agiu”, afirmou ao lado do senador Acir Gurgacz, líder do PDT-RO.

O vice-prefeito afirmou que a primeira parte, o Municipio fez, socorrendo aos desabrigados, colocando-os em lugar seguro, em escolas, igrejas e ginásios. “Sabemos que não é um lugar confortável, mas pelo menos serve para amenizar o sofrimento dessas famílias que perderam praticamente tudo com a enchente”.

Na observação de Dalton os números dos prejuízos causados pela enchente ainda são insignificantes. Quando as aguas baixarem será possível ter números concretos, mas com certeza município e moradores terão muito o que investir para recuperar o que foi perdido em moradia, plantações, estradas, escolas, postos médicos, entre outros”.

Dalton Di Franco com o Secretário Mário Medeiros (SEMAD) reunido com as equipes de socorro em São Carlos, Baixo Madeira
 
 Dalton Di Franco conversando com a professora Solir, uma das desabrigadas de Nazaré

Dalton Di Franco recebendo as lideranças do PDT, em seu gabinete: senador Acir e o vice-governador Airton Gurgacz