Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Prefeitura inaugura primeira das 14 creches que serão entregues à população


 
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, inaugurou nesta quinta-feira (30/01) a primeira de uma série de 14 creches que serão entregues à comunidade. A Escola de Educação Infantil São Luiz Gonzaga, localizada no bairro Maringá, no antigo loteamento Teixeirão, zona leste de Porto Velho, tem capacidade para atender 200 alunos de 2 a 5 anos. Construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do governo federal. A creche é do tipo C, e tem quatro salas de aulas, lavanderia, banheiro, fraldário e sala de direção. É uma creche para atender de dois a cinco anos.
   O vice-prefeito Dalton Di Franco, afirmou que essa é a primeira de um a sequência de obras importantes que a prefeitura começará a entregar para a comunidade. “Neste momento, o município oportuniza uma creche para que as crianças da região do Teixeirão sejam preparadas para que se tornem cidadãos e cidadãs no futuro. É uma obra muito importante da Semed”, frisou.
     Alunos já estão matriculados desde 2013. Este ano a prioridade é para quem já estava matriculado. São quatro salas que oferecerão 100 vagas de manhã e 100 vagas à tarde, totalizando 200 alunos. Para o prefeito, oferecer uma escola de qualidade para a população é importante para a formação do aluno. “É nesse ambiente que ele receberá os ensinamentos para que contribuirão para a sua formação escolar, e também na sua formação como cidadão. E nós, enquanto gestores, temos que ofertar isso à população. E não estamos fazendo nenhum favor, é obrigação nossa. Na campanha falamos que iríamos trabalhar a questão de creches e estamos começando a cumprir com essa promessa”, disse o prefeito.
 
    A secretária Francisca das Chagas Xavier, a “Chaguinha”, aproveitou a solenidade de inauguração para agradecer à comunidade por ter cuidado do prédio para que não fosse depredado. “A creche foi entregue em 2013, mas não pode ser inaugurada. E a comunidade se mobilizou para cuidar do espaço para que ele não fosse invadido. E essa é uma atitude muita positiva da população porque mostra a preocupação com a conservação de um patrimônio público, além de dividir essa responsabilidade com o município”, elogiou.
 
    A vice-presidente da Associação de Moradores do Loteamento Teixeirão, Marinete Barbosa, lembrou que o terreno havia sido reservado para a construção de uma praça, mas a comunidade não concordou e sugeriu a escola. “Para as famílias que morram aqui, a creche é muito mais importante porque as mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. Então, fica difícil porque muitas são mãe e pai ao mesmo tempo e quando saem as crianças ficam sozinhas em casa porque elas não têm condições de pagar uma pessoa para cuidar do filho. Agora com a creche, ela vai poder ir tranquila para o serviço sabendo que o filho está em segurança”, falou.
 

Por Joel Elias | Fotos: Medeiros
 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Vice-Prefeito Dalton Di Franco faz avaliação de trabalho e vê realizações em 2014



 

O ano de 2013 foi de organização da casa. A partir desde ano a população verá o trabalho da Prefeitura. A opinião é do vice-prefeito Dalton Di Franco (PDT). Ele reconhece que o ano que passou foi marcado por muitas dificuldades. “Enfrentamos a falta de credibilidade do Poder Público em consequência dos desmandos cometidos por gestores anteriores; a falta de equipamentos e máquinas, além do tempo despendido para prestar contas do que não praticamos, além dos fenômenos climáticos que só ocorrem na Amazônia”.

 

Para Dalton Di Franco, “o Prefeito Mauro fez a lição de casa, organizando a casa, planejando as ações, economizando e buscando verbas para os projetos que serão deflagrados já a partir do dia 1º. Pela primeira vez na história da Capital, em dois anos, não teremos aumento de IPTU; também pela primeira vez, em dois anos, não teremos aumento da tarifa de ônibus. O serviço ainda está precário, mas deverá melhorar nos próximos meses com a entrada em funcionamento de mais um empresa de ônibus na Capital. Realizamos as licitações para aquisição de 20 milhões em máquinas e equipamentos, uma vez que a Prefeitura não possuía a logística para enfrentar as alagações; realizar a limpeza das ruas; asfaltamento, entre outros serviços. As máquinas devem ser entregues em breve. Enfim, a Prefeitura está buscando o necessário para trabalhar em prol da comunidade”, frisou Dalton.

Na área da Saúde, Dalton Di Franco lembrou que hoje todos os distritos de Porto Velho contam com médicos, graças a parceria com o Governo Federal. Na Capital, as UPAS estão sendo organizadas e recebendo profissionais que foram chamados do último concurso. “Não teremos tão cedo, problemas com a falta de médicos”, frisou.

 

Ainda segundo Dalton Di Franco, Porto Velho conta com o apoio do governador Confúcio Moura e do senador Acir Gurgacz, além dos parlamentares que representam Rondônia no Congresso. “Precisamos de verbas para implementar uma série de ações, sempre dentro do principio que é marca do Prefeito Mauro Nazif: respeito do dinheiro público”.

 

Dalton Di Franco explicou que algumas pessoas por não entenderem o funcionamento da máquina pública fazem criticas infundadas. “Eu sou o vice e como tal tenho me comportado, sempre ajudando o Prefeito, o titular do cargo. Nosso objetivo é um só: Porto Velho e o seu povo. Estamos trabalhando diuturnamente, em harmonia e paz, para cumprirmos as metas, embora haja quem semeie contenda para nos ver brigando. Há entre eu e o Prefeito Mauro o respeito e a compreensão, além de nossa amizade do tempo em que fomos vereadores, na década de 80”.

 

Além de seus afazeres constitucionais como vice-prefeito, Dalton Di Franco tem desenvolvido ações no Comitê de Enfrentamento às drogas, além de colaborações nas ações sociais da Prefeitura.

 

O vice-Prefeito Dalton Di Franco agradece o apoio da Câmara Municipal, do Tribunal de Contas, Ministério Público e do Poder Judiciário. Ele destacou ainda “o trabalho dos secretários e principalmente, os servidores municipais, nossos colaboradores. A todos somos gratos e estamos certos de que em 2014, juntos, teremos uma cidade melhor”, finalizou.