Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dilma Rousseff promete em Brasília auxílio a vítimas de enchente no Rio Madeira



A presidente Dilma Rousseff garantiu na tarde de quarta-feira (12) a representantes políticos de Rondônia apoio irrestrito as vítimas das enchentes em Porto Velho, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. O apoio logístico com remédios, alimentos e água potável será redobrado e ela concorda com a decretação de Calamidade Pública nas três cidades. Dilma determinou a Advocacia Geral da União (AGU) levantamento junto ao Tribunal Regional Federal para abrir a estrada ligando Buritis a Nova Mamoré, passando por dentro de um parque nacional. Dilma disse que os dados que chegaram em suas mãos são preocupantes em relação ao risco de endemias como leptospirose e hepatite. Mauro Nasif (PSB), prefeito de Porto Velho, participou do encontro, junto com o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

 

O encontro de políticos de Rondônia com a presidenta Dilma ocorreu no dia em que a cheia do Rio Madeira atingiu nova marca história. O nível das águas atingiu 19,10 metros na quarta-feira (12). O governador do estado, Confúcio Moura, junto com o prefeito Mauro Nazif, pediram em Brasília ajuda ao governo federal em infraestrutura e recursos para minimizar os efeitos da enchente, que já deixa 12 mil pessoas desabrigadas.

 

Depois do encontro com Dilma, o governador informou que ela determinou apoio ao estado para prestar socorro às vítimas no que diz respeito a alojamento, serviços médicos e remoção da população atingida. Para os primeiros atendimentos às cerca de 2.400 famílias, R$ 7 milhões já foram repassados ao estado, informou o governador.

 

De acordo com Confúcio Moura, a União prometeu fornecer aviões e helicópteros para o transporte de pessoas e alimentos, pois, com a cheia, municípios ficaram isolados. Um pedido para que se reconheça estado de calamidade pública na capital Porto Velho aguarda análise do governo até esta quinta-feira (13).

 

“A presidenta demonstrou muita preocupação com a situação de Rondônia, do Acre e do Amazonas, e esteve aberta com a apresentação de necessidades para enfrentamento dessa situação de emergência”, disse Confúcio. O governador contou que esperava que a audiência fosse rápida, de apenas 30 minutos, mas que se alongou por mais de duas horas.

 

Confúcio também declarou que, até o momento, os recursos financeiros para as cidades estão sendo rapidamente disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional. Para o governador, no entanto, os prejuízos materiais são “grandiosos e impagáveis”. “Não tem dinheiro que vai pagar os danos de empresários”, disse, citando que estão paralisadas atividades de empresas de laticínios, abatedouros e madeireiras. Caminhões já enfrentaram filas aguardando para descarregarem e há reservas de combustíveis submersas. Somente em Porto Velho, esse tipo de prejuízos está calculado em R$ 1 bilhão.

 

HABITAÇÃO

 

Outras medidas prometidas por Dilma são a ampliação de vagas habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e o envio de novos profissionais de saúde pelo Programa Mais Médicos para a capital e os dois municípios mais atingidos, Guajará Mirim e Nova Mamoré.

 

Em reunião no Ministério da Integração Nacional ocorrida na terça-feira, 11, o governador também pediu apoio para a construção de uma estrada de 12 quilômetros dentro do Parque Estadual de Guarajá-Mirim para o transporte de doentes que precisam de auxílio médico na capital. Na quarta-feira a procuradoria do estado e a Advocacia-Geral da União se movimentavam para o “convencimento” de que há uma necessidade urgente devido ao “isolamento absoluto” de algumas cidades.

 

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a última cota máxima histórica atingida pelo rio chegou a 17,54 metros em 1997. Ontem (11), a Justiça Federal em Rondônia determinou que as empresas responsáveis pela construção de duas usinas hidrelétricas no Madeira (Santo Antônio e Jirau) atendam imediatamente às necessidades básicas da população .

 

Deputados federais e prefeitos do estado também participaram da reunião, dentre eles Mauro Nasif (PSB), prefeito de Porto Velho, Capital que é cortada pelo rio. Do lado do governo, estiveram presentes no encontro os ministros da Defesa, Celso Amorim; da Integração Nacional, Francisco Teixeira; da Saúde, Arthur Chioro, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, além do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, que é senador por Rondônia.
 
COLETIVA
 
Na volta de Brasília, o Prefeito Mauro Nazif reuniu a imprensa para uma coletiva. Estavam com ele o vice-prefeito Dalton Di Franco e o chefe da Defesa Civil Municipal, coronel Pimentel.
 

 

Fonte: Agência Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário