Bandeira do Município de Porto Velho

Bandeira do Município de Porto Velho

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conselho Antidrogas é reativado pelo programa de combate ao crack em Porto Velho


 

A Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo para concluir a implantação do programa Crack, É Possível Vencer. O Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento às Drogas efetivou a reorganização do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) que estava desativado. A reunião aconteceu esta semana no Gabinete do Vice-Prefeito, Dalton Di Franco.

O Município consolidou sua adesão no mês passado, em reunião realizada em Brasília com membros do Sistema de Informação e Monitoramento da Presidência da República. Resultantes disso, recursos começam a ser enviados para que a Prefeitura de Porto Velho dê passos efetivos na aplicação aos três eixos fundamentais do Programa, que são as áreas de saúde, assistência social e segurança. “Estamos adquirindo duas unidades móveis com vinte câmeras em cada uma, duas motos e um carro para realizar o monitoramento das áreas tidas como concentradoras de usuários do crack e outras drogas. As ações serão interligadas, de forma que o policial deve fazer a abordagem e servidores das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e da Saúde (Semusa), devidamente treinados, devem atuar encaminhando os casos em conformidade às necessidades específicas”, explicou o vice-prefeito Dalton Di Franco.

O Programa segundo Liliana Cláudia, coordenadora do departamento de Captação de Recursos do Programa, vai funcionar com pólos que atuarão junto aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps I, Caps II e Caps 24 horas), da Semusa, e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas e Creas POP), da Semas. “Serão construídas áreas anexas nesses locais para funcionamento exclusivo do Programa, tal como já está ocorrendo no Caps que está sendo construído na Avenida Guaporé. O Programa vai se integralizar com esses espaços, porque não queremos isolar o dependente da sociedade. Além disso, haverá equipes de abordagem de rua, para saber se os casos são de internação ou apenas de monitoramento”, esclareceu a coordenadora.

Os recursos humanos utilizados são da Prefeitura e do Governo do Estado (PMs), pois o Programa não prevê remuneração de pessoal. Alguns programas da Semas e da Semusa permitem já a contratação e capacitação de profissionais, de forma que os recursos destinados são para atuação direta de suportes aos favorecidos, como alimentação, medicamentos, internação e outros.

Segundo Eduardo Rauen, secretário adjunto da Semdestur, que faz parte do Comitê, o Programa está adentrando a fase de execução, tendo sido ultrapassadas as etapas de elaboração de planos e de análises. “Tudo está ainda muito recente, nossa documentação está quase toda organizada e estamos implementando acordos com outros setores do Governo Municipal e estamos também programando as campanhas de prevenções. O Comitê Gestor deve finalizar a elaboração do plano de trabalho até dezembro”, disse ele.

Segundo o Ministério da Justiça na estrutura do Programa devem existir os comitês e conselhos nas três esferas governamentais. Os conselhos são formados por órgãos institucionais, comunidades terapêuticas e outras entidades que atuem com repressão, prevenção ou tratamentos aos problemas derivados do crack e outras drogas. Os comitês são formados pelas estruturas governamentais e devem atuar executivamente. Em Porto Velho, o Comad, formado por entidades terapêuticas e por órgãos da Prefeitura, estava desativado porque venceu o tempo da diretoria e não houve novas votações.

A Prefeitura está empenhada em desencadear os serviços de prevenção e assistência, porque a repressão pertence ao trabalho do estado, por meio da policia. “Estaremos recebendo nos próximos dias a assistência necessária do Governo Federal para fazer essas intervenções em locais de concentração de usuários de drogas. Alguns locais da cidade, como na antiga Câmara Municipal e na Rua Paulo Leal, entre Brasília e Getúlio Vargas, vemos grande concentração de usuários e precisamos logo agir nesses pontos, como é também o caso da Praça Madeira-Mamoré. Vamos agir de forma assistencial, mas isso, conforme pensam algumas pessoas, não pode ser visto como uma maneira de se tornar conivente com o problema. Trata-se de um enfrentamento com a proposição de recuperação. Estaremos encaminhando alguns para internações, a outros daremos passagens para que possam retornar às suas cidades de origem, a outros estaremos colaborando com a aquisição de medicamentos, enfim, nosso trabalho não é o de reprimir, mas o de oferecer assistência”, informou Dalton Di Franco.

Segundo o Vice-Prefeito, nos últimos seis meses, segundo levantamentos da Semas, mais de 160 pessoas dispensadas dos trabalhos das Usinas do Madeira passaram a engrossar o número de moradores de rua na cidade, a maior parte é oriunda do Nordeste, mas não possui recursos para retornar ao lar. A Semas constatou também que 98% deles tornaram-se usuários de drogas.

Por: Renato Menghi | Fotos: Medeiros

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PREFEITURA INAUGURA SERVIÇO DE ENDOSCOPIA


 


O vice-prefeito Dalton Di Franco, acompanhado do secretário de Saúde Macário Barros, da vereadora Ana Maria Negreiros e de conselheiros da Saúde, inaugurou o serviço de endoscopia do Centro de Especialidades Médicas (CEM). O serviço receberá a demanda do município atendida nas unidades básicas de saúde.

Segundo Dalton Di Franco, o Prefeito Mauro Nazif conseguiu funcionário os serviços com recursos de compensação das usinas. “Hoje, uma pessoa para ser atendida no Hospital de Base, leva pelo menos seis meses. Com o nosso serviço em funcionamento, o paciente ao ser atendido no posto de saúde já sairá com a data e horário já agendados, devendo comparecer ao CEM, sem necessidade de enfrentar fila, onde se submeterá ao exame”, acrescentou o vice-prefeito.

O Centro de Especialidades Médicas, CEM, está localizado em prédio próprio, na avenida Rio Madeira com a Avenida 7 de Setembro, na zona Leste. No local, são realizados vários tipos de exames médicos, alguns até complexos. O atendimento é pré-agendado nas unidades básicas de saúde. O paciente deixa as unidades já sabendo o dia e o horário em que será atendido.

UPA DA ZONA SUL

Na última quarta-feira, o vice-prefeito Dalton Di Franco participou de evento na UPA da zona sul, em comemoração a um ano de funcionamento daq        uela unidade de saúde. Dalton cumprimentou a todos os servidores que atuam naquela unidade, explicando que a participação de cada um evitou muitos dissabores e com certeza muitas vidas foram salvas ao serem atendidos naquela UPA. Em nome do Prefeito Mauro, Dalton Di Franco parabenizou a todos.

 

Assessoria de Imprensa

 

Vice-prefeito de Porto Velho prestigia desfile cívico


 
O vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, representando o prefeito Mauro Nazif, prestigiou no sábado, 07/09, o desfile cívico promovido pelo governo do Estado, por meio da Casa Militar, em parceria com as Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e as Polícias Rodoviária Federal e Militar. O evento aconteceu na Avenida Migrantes, entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira e contou com a presença de milhares de pessoas. O tradicional desfile teve a participação de 1.300 militares do Exército, 12 da Marinha, 330 da Aeronáutica, 100 da Polícia Militar, 150 do Corpo de Bombeiros, além de quatro viaturas da Polícia Rodoviária Federal.

O vice-prefeito parabenizou a organização do evento e destacou a importância de se mantê-lo. “É uma forma da história daqueles que lutaram para hoje termos um país livre e democrático continuar viva, por isso precisamos valorizar este momento e mostrarmos para nossas crianças que esta solenidade cívico-militar é muito mais do que um simples evento, é também uma grande homenagem aos nossos eternos guerreiros”, disse ele. O secretário municipal de Educação Marcos Rocha, que é militar e já foi diretor da Escola Militar Tiradentes também parabenizou a organização do evento e observou que a participação dos alunos é fundamental para o brilho do desfile. “É importante cultivar no povo o sentimento de patriotismo, de respeito aos valores éticos e morais e de amor à terra em que vivemos”, disse.

Representando o governador Confúcio Moura, o vice-governador, Airton Gurgacz, acompanhado de sua esposa Solange Gurgacz destacou sobre a parceria com as forças armadas para a realização do desfile. “Estes parceiros são fundamentais para mantermos esta tradição. E quero aqui agradecer também à toda a população que não mede esforços para estar aqui, trazer a família e ainda àqueles que incentivam seus filhos a desfilarem”, comentou.

 

Após a passagem das tropas das Forças Armadas, o desfile teve continuidade com a Loja Maçônica Glomaron, as Filhas de Jó e a Ordem Demolay. Dois aviões Super Tucanos e dois helicópteros AH2 da Força Aérea Brasileira, sobrevoaram o local impressionando os presentes. Em seguida desfilaram os alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e das escolas estaduais Flora Calheiros, Juscelino Kubitschek, Daniel Neri, Maria Carmosina, Castelo Branco, Carmela Dutra, Tancredo Neves, Major Guapindaia e Anísio Teixeira. Durante todo o evento as bandas militares do exército e da Polícia Militar animaram os presentes.

 

Estiveram presentes o general de brigada, Ubiratan Poty, o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, comandante geral da Polícia Militar do estado de Rondônia, o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio Faria, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Rondônia, coronel Lioberto Caetano, o desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Roosevelt Costa; o capitão de corveta Luiz Reginaldo de Macedo, Delegado Fluvial de Porto Velho; o coronel Augusto Cezar, comandante da Base Aérea de Porto Velho e demais representantes da esfera municipal.

 



Por Meiry Santos | Fotos: Júlio Muniz

 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Prefeitura de Porto Velho recebe veículos para incremento do Plano de Controle da Malária


 

A Prefeitura Municipal de Porto Velho recebeu da empresa Santo Antônio Energia (SAE)  45 veículos doados como ação de compensação social para serem utilizados em serviços de prevenção e combate à endemias, especialmente a malária.

 

A documentação de doação e recebimento dos bens foi assinada pelo vice-Prefeito, Dalton Di Franco, representando o prefeito Mauro Nazif, pelo secretário municipal de Saúde (Semusa), Macário Barros, e pelo coordenador do departamento de Trabalhos de Saúde Pública da Santo Antônio Energia, Kaio Ribeiro.

 

Da solenidade, realizada na manhã de quinta-feira (05), em frente ao Palácio Tancredo Neves, sede do Executivo Municipal, participaram secretários e técnicos das secretarias municipais de Transportes e Trânsito (Semtram),  Assistência Social (Semas), Fazenda (Semfaz) e Administração (Semad).

 

A Câmara Municipal esteve representada por Ana Maria Negreiros, que discursou em nome da Presidência, por Edemilson Lemos, representante do Executivo, e por outros vereadores presentes.

 

Segundo Dalton Di Franco, um posicionamento evidente da atual administração municipal é a produção de serviços por meio de redes de parcerias. “É impossível para a Prefeitura realizar os serviços necessários à cidade sem contar com a ajuda de empresas parceiras”.

 

Nesse sentido, o prefeito Mauro Nazif investe muito de seu talento como político e a cidade tem se beneficiado desses acordos. Agora, estamos recebendo da Santo Antônio Energia, como parte da compensação social, mais esses veículos que ajudarão o município a dar mais um importante passo na luta por melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o vice-prefeito.

 

Segundo informou Kaio Ribeiro, desde 2009, a Santo Antônio Energia tem investido no Plano de Controle da Malária, que é um critério condicionante da licença de operação da Usina em Porto Velho. O investimento total deve chegar a R$ 13,9 milhões. A entrega dos 45 veículos, 30 motocicletas e 15 carros, para serem utilizados em borrifação residual, fumacê, busca ativa e outros serviços de combate à malária, totalizaram, dessa vez, o valor de R$ 1,5 milhões.

 

O coordenador também esclareceu que em anos anteriores 21 caminhonetes, 30 motos, a contratação de 164 agentes de endemias e a doação de diversos equipamentos totalizaram já um investimento no programa da ordem de R$ 12 milhões.


O Secretário da Semusa, Macário Barros, salientou que o combate a endemias no município de Porto Velho tem logrado grandes resultados. Nos distritos estão diminuindo consideravelmente a infestação por malária e dengue. Nas áreas relativas às localidades de Teotônio, Joana D'Arc e Rio Pardo, observa-se constantes decréscimos no índice de casos registrados, sendo Jacy Paraná o local em que essa diminuição foi mais percebida, chegando à casa dos 70%.

 

“Precisamos, porém, continuar trabalhando intensamente no combate a essas enfermidades. Na área urbana de Porto Velho, temos visto que óbitos causados por endemias dessa e de naturezas parecidas vão se tornando cada vez mais raros.”

 

“Em nosso trabalho precisamos contar com a parceria de entidades como a Santo Antônio Energia, que tem sido fundamental para que o Plano de Controle à Malária seja um sucesso em toda a extensão do nosso município”, enfatizou o secretário.

 



Por Renato Menghi
Fotos: Medeiros     
      

 

Prefeito Mauro e vice Dalton têm reunião com vereadores definindo agenda de trabalho


 
 

O prefeito do município de Porto Velho, Mauro Nazif, em companhia do Vice-Prefeito, Dalton Di Franco, reuniu-se com os vereadores municipais em seu gabinete, no Palácio Tancredo Neves, sede do Executivo Municipal esta semana. Denominadas de reuniões de trabalho, esse tipo de encontro tem como finalidades o debate e a reflexão acerca de demandas surgidas com os trabalhos desenvolvidos pelos dois poderes. A pauta possibilitou a abordagem de assuntos diferenciados, sobre os quais o prefeito e os vereadores puderam discorrer sobre seus pontos de vista. “Muitas vezes, ouve-se dizer que não existe diálogo entre Prefeitura e Legislativo, no entanto, as reuniões de trabalho que temos realizado, pelo menos duas vezes a cada mês, demonstra o inverso disso”.

 

Nossas reuniões têm sido produtivas, mas não exatamente num sentido muito pragmático, ou seja, essas reuniões não são realizadas para a formulação de ações conjuntas, pois, democraticamente, isso não seria muito construtivo. “As reuniões são importantes para que as partes conheçam melhor os modos de pensar e de se posicionar de cada um em relação aos problemas que surgem no município”, explicou Mauro Nazif.

 

Dentre os principais assuntos debatidos, fizeram parte da pauta certas reivindicações de categorias, sobressaindo-se determinadas solicitações de moto taxistas; questões relativas às dificuldades enfrentadas com a Lei 190, que regula eventos ligados às áreas de cultura e lazer no município; o avanço de projetos de construções na margem esquerda do rio Madeira; a falta de medicamentos em Unidades Básicas de Saúde (Upas); a audiência sobre a licitação de horas máquinas por parte das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Obras (Semob) e Serviços Básicos (Semusb) e a proposição do prefeito de um agendamento ordinário para as reuniões de trabalho entre executivo e legislativo.

 

“Entramos em acordo a respeito de um calendário fixo para nossas reuniões de trabalho. Vamos realizá-las quinzenalmente. O diálogo com o Legislativo nos ajuda a reavaliar certos assuntos, mas também é crucial para que os vereadores compreendam um pouco mais sobre o tipo de gestão que queremos cultivar”, destacou o prefeito.

 



Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros    

 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Comunidade Santa Marcelina terá oficina ortopédica em Porto Velho


 


O vice-prefeito Dalton Di Franco representou o Prefeito Mauro Nazif na tarde de quarta-feira no lançamento da pedra fundamental da nova oficina ortopédica do Hospital Santa Marcelina, em solenidade que contou com a presença de outras autoridades e do arcebispo de Porto Velho, dom Esmeraldo.

Segundo a irmã Lina, que dirige a comunidade Santa Marcelina, a nova oficina em funcionamento produzirá peças ortopédicas que atenderão a muitas pessoas que se encontram em tratamento, tanto no próprio hospital como na rede pública. O hospital já tem convênio com o Estado.

Com o lançamento da pedra fundamental, as irmãs marcelinas esperam desde já receber doações de empresários, pessoas do povo e do próprio poder público. A diretora lembrou ainda os anos de serviços prestados, citando colaboradores, voluntários e os próprios pacientes que carecem de misericórdia.

Durante a solenidade, um grupo de usuários fez uma apresentação falando da luta pela cura e o carinho recebido das irmãs marcelinas. O vice-prefeito  Dalton Di Franco saudou a todos, lembrando que o prefeito Mauro Nazif, desde a época de deputado, sempre apoiou as iniciativas do hospital e da comunidade, destinando emendas parlamentares. Dalton falou ainda que o Município de Porto Velho reconhece o trabalho e a Prefeitura continuará parceiro das ações através de setores específicos, como é o caso da área da Saúde e citou a presença do secretário-adjunto da Semusa, Francisco Marto.

O arcebispo Dom Esmeraldo deu a benção à pedra fundamental, onde as irmãs marcelinas despositaram uma cápsula de alumínio contendo informações sobre o trabalho. Uma delas falou que alguém, em algum dia lerá as informações. “Talvez nenhum de nós não estará mais aqui. Mas com certeza se saberá que nesta data esse evento aconteceu”.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Prefeitura firma convênio com o Ifro para ministrar cursos para servidores municipais



A Prefeitura Municipal de Porto Velho firmou, no Gabinete do Prefeito, convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia – Ifro para oferecer cursos de formação técnica de nível médio à distância para os servidores municipais, a princípio, no âmbito da secretaria municipal de Educação – Semed. Estiveram presente na assinatura do convênio o prefeito, Dr. Mauro Nazif, o vice-prefeito, Dalton Di Franco, o reitor do Ifro, professor Écio Naves Duarte, o secretário municipal de Educação, Marcos José Rocha dos Santos e o diretor geral do Campus de Porto Velho – Zona Norte\IFRO, professor Miguel Zambelan.

Serão oferecidas 200 vagas, para 4 cursos: Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar e Manutenção da Infraestrutura Escolar. As inscrições serão feitas na sede da secretaria municipal de Porto Velho a partir de segunda-feira (2). Segundo o secretário Marcos Rocha “os alunos são preferencialmente servidores de secretaria de Educação ou de outras secretarias que tenham servidores desenvolvendo atividades afins com os cursos oferecidos. Caso tenham vagas remanescentes, poderão, por meio do Ifro, serem oferecidas para a comunidade”.

As aulas dos cursos terão início no final do mês de outubro e ocorrerão no Centro de Formação localizado no Teatro Banzeiros. “A qualificação e a capacitação dos servidores públicos municipais é uma proposta do nosso prefeito, Dr. Mauro Nazif, e ele está permanentemente nos cobrando projetos nesse sentido. Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada, tenho certeza”, disse Marcos Rocha.

O reitor do Ifro, professor Écio Naves Duarte, agradeceu ao prefeito pelo empenho demonstrado para firmar o convênio e também pela emenda parlamentar na ordem de 500 mil reais que, o Dr. Mauro Nazif, quando deputado federal, destinou ao Ifro para aquisição de equipamentos, salientando que “nosso relacionamento com a Prefeitura, na gestão Mauro Nazif, é a melhor possível”. “Tenho uma alegria maior ao firmar esse convênio porque quando era deputado federal empreendi uma luta para que o Ifro ficasse em Porto Velho. Luta em que fomos vitoriosos. E hoje temos o instituto em Porto Velho oferecendo educação aos nossos jovens. E dizer, que a Prefeitura estende a mão ao Ifro para futuras parcerias de ajuda mútua. Nosso propósito é somar para o benefício da população de Porto Velho”, disse o prefeito.

 




Por Adaídes Batista | Fotos: Medeiros